segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Entrevista com Paul Ratchman - Diretor do video "Man In The Box"




Entrevista por David J Bronstein [ Fonte: grungereport.net]

DB = David Bronstein 
PR = Paul Rachman, diretor do vídeo da música "Man in the Box"



DB- Como conseguiste o trabalho de dirigir o vídeo de "Man in the Box"? Considerando que os Alice in Chains foram uma banda relativamente nova nesse ponto.

PR- No Halloween de 1990, dois meses depois da saída de 'Facelift', vi a banda tocar no Cat Club, em Nova York e eles surpreenderam-me, eu amava-os. No dia seguinte liguei para o comissário de vídeo da Columbia Records, Kris P, a dizer que eu queria trabalhar com a banda.

Eles tinham acabado de fazer um vídeo chamado 'We Die Young', mas o single teve futuro. No final de novembro, um mês depois eles pediram-me para fazer um vídeo para "Man in the Box'. Eu aceitei e nós filmamos em meados de Dezembro de 1990.

DB- "Man in the Box' foi uma música de Layne Staley, o quão perto partilhaste ideias com ele?

PR- A banda estava em digressão na época (com Iggy Pop), recebi alguns telefonemas e trocas de fax com o Layne. Ele tinha escrito a canção então eu colaborei com ele conceitualmente, mas a uma distância uma vez que eles estavam em digressão. A ideia do Layne para o vídeo e a música foram com base nas imagens de um celeiro enlameado (sujo de lama) e um bebé com os olhos costurados. Eu peguei nessas ideias e pensei numa fazenda animal, mas utilizei um adulto para a ideia dos olhos costurados. Lembro-me que para os animais era um par de cavalos, mas a produção trouxe porcos, vacas, galinhas. Nunca tinha havido um vídeo da música rock com os animais antes.

DB- O vídeo "Man in the Box" é bastante marcante, escuro e quase assustador.

PR- Um monte de meu trabalho no início dos anos 90 era muito escuro. O Layne foi muito, muito magnético e inspirador. Foi fácil de visualizar as suas ideias porque realmente eram verdadeiras. Eu realmente sinto que quando assistires ao vídeo, que ele corresponda a canção, ela acrescentou-o, e transcendeu o que precisava fazer para atingir o seu público e além.

DB- Tu disseste que o primeiro vídeo dos Alice "We Die Young" não teve futuro, 'Man in the Box" não só descolou, como passou para uma melhor palavra em órbita.

PR- A Colombia Records adorou, a MTV adorou, a banda adorou. O vídeo bateu a rotação de 'Buzz Bin" quase de imediato. Foi como um click. Lembro-me dos Metallica dizerem que o "Man in the Box" era o vídeo favorito deles. Em Setembro de 1991, houve uma indicação ao prémio da MTV. Ele acabou por perder para um vídeo de merda dos Aerosmith, com Alicia Silverstone nele. Lembro-me de estar sentado na premiação e quando lêem que o que tinha vencido começava com 'A ... .." o meu coração saltou e então eu ouvi 'Aerosmith '. Mas sabes que eu acho que o vídeo é mais importante hoje do que o dos Aerosmith.

DB- Quanto tempo durou o "Man in the Box" a filmar e como estava banda durante aquele dia?

PR- Bem, foi um longo dia, uma sessão de 14 horas. Eles foram uma óptima banda para trabalhar com. Eles eram jovens, frescos e ansiosos. Houve apenas um ou dois completa banda de set-ups, então na maior parte do tempo em que o vídeo estava a ser filmado, trabalhamos individualmente. Quando assistires o vídeo podes ver a tua juventude e vitalidade. Layne foi lindo nos seus close-ups, ele tem traços faciais suaves e os seus olhos são penetrantes.

Eles eram uma banda jovem com a esperança, eles estavam em digressão, mas não sabiam o seu destino ainda. Eles eram o tipo de banda que estavam a trabalhar no duro porque queriam fazê-lo, nada estava garantido para eles, no inverno de 1990. Ninguém sabia o que iria acontecer, no momento das filmagens foram uma banda que poderiam ter caído em flat out depois de 50 ou 60 mil discos vendidos ou algo assim. Eles eram uma banda de rock divertida para sair, eram fáceis de estar ao redor. Eu definitivamente poderia notar a mudança quando eu ia vê-los mais tarde em suas carreiras. Eles tinham-se tornado estrelas do rock até então.

DB- O "Man in the Box' é filmado em sépia - era esta cor um risco em termos de promoção de uma nova banda e para o vídeo em si?

PR- A cor encaixa-se no estilo e no visual do vídeo. Eu filmei em película preto e branco para o "Man in the Box". Antes de gravar eu visualizei um vídeo preto e branco com um pouco de cor na medida de 16 milímetros nas gaiolas de fora. Depois quando eu estava na correcção de cor sépia, a cor realmente deu ao vídeo uma sensação mais quente, mas mais intensa. A banda é 'demoníaca', tem um som sujo, escuro em si. A música e o vídeo têm um estilo seguro.

DB- Quais são as suas memórias de Layne Staley?

PR- Eu lembro-me de alguns meses após o vídeo estar concluído eu estava em Seattle a dirigir um vídeo dos Temple of the Dog, que foi uma colaboração entre Pearl Jam e o vocalista dos Soundgarden Chris Cornell (esse vídeo foi a primeira vez que o Eddie Vedder tinha sido filmado). Eu estava a sair com o Layne uma noite e eu poderia dizer que o estilo de vida de estrela iria afectá-lo. Ele estava um pouco cansado e irritado, mas ainda era muito amigável. Ele era muito doce, talentoso, sensível e emocional interiormente. Ele era muito confortável e confiante com as suas ideias e a sua arte e música. Ele nunca imaginou segundo ele mesmo, ele estava sempre a evoluir com seus pensamentos. Eu não me lembro dele como estar sempre hesitante ou a fazer perguntas demais. Ele só fez isso. Em set eles eram muito cooperativos e amigáveis. Quero dizer, olhe para o vídeo. Perguntei ao homem de frente para se sentar num canto de um celeiro real sujo amarrado e cantar. Para a maioria dos vocalistas que parece aviltante e negativo, o Layne só fez isso e tu podes ver que é ele naquele momento. Há quase uma tristeza vulnerável nos seus olhos e no seu rosto naquela cena do chapéu.

DB- Quando o vídeo acabou, a banda ficou obviamente estática, e tu?

PR- Eu estava empolgado e muito satisfeito. Eu era capaz de realmente trazer o elemento de humor no vídeo da música que sempre foi o que eu estava a tentar fazer. Eu sentia que tinha realmente conseguido isso com o "Man in the Box". Em primeiro lugar era uma grande canção e uma grande banda que me inspirou. Quer dizer, eu vi a banda ao vivo e depois fui atrás desse vídeo como director porque eu senti alguma coisa sobre a música. No fim, o sucesso foi a recompensa final, mas fazê-lo e trabalhar nele foi muito, muito gratificante. O "Man in the Box", colocou-me numa liga diferente  com as empresas de registos e empresas de música também. Ele ainda resiste bem hoje.

DB- Eu sempre pensei que era uma introdução aos Alice in Chains. Na Inglaterra, quando o vídeo foi ao ar e o Layne gritou 'Jesus Cristo' ['Jesus Christ'], todos ficaram a olhar uns para os outros. Foi uma grande coisa na época.

PR- Foi uma introdução. Eu queria que o vídeo criasse essa curiosidade.Tu tens três minutos e meio, é apenas essa profundidade que podes ir e mostrar da banda.

DB- A cena final do vídeo com o homem com os olhos costurados. Para os espectadores, na primeira vez é chocante. A resposta está ali nas letras, mas ainda é um momento chocante.

PR- Sim, tu entendeste, e isso é o que era suposto fazer, nada mais nada menos. Um zelador cego numa fazenda. Aquele que cuida, mas não pode ver. Um reaper de algum tipo que não pode escolher com base no que ele vê. Jesus foi um dos que não julgava também. O personagem é escuro e sombrio, mas eu não tinha nada óbvio ou específicas sobre ele. Apenas uma sensação desconfortável.

1 comentário:

É livre de dar a sua opinião;

Se tiver dúvidas ou reclamações vá a "Contactos" (colocando o seu email ou site) e eu responderei, caso contrário, serão apagados;

Comentários ofensivos, sem fundamento e/ou rudes serão eliminados também...